Não é à toa que a concorrência enfrentada para realização das provas do Colégio Militar do Recife (C.M.R.), CPM – Colégio da Polícia Militar e Escola de Aplicação do Recife (U.P.E.) é grande. Funciona praticamente como um vestibular mirim, pois são inúmeras as vantagens de ter o filho desenvolvendo o seu processo de aprendizagem em uma dessas escolas.
A vantagem principal é que as três escolas são gratuitas, isto é, educação de qualidade a custo zero (com exceção do Militar que tem uma taxa mensal em torno de R$ 350,00 – valor insignificante comparado a uma mensalidade de escola particular). Na verdade, é um sonho de consumo dos pais de crianças que estão cursando quinto ano do ensino fundamental, mas não para por aí.
Outro aspecto positivo é o fato de que, sendo estudante dessas escolas, as crianças tornam-se cotistas de escola pública para participar do concorrido E.N.E.M. (Exame Nacional do Ensino Médio). Em resumo, seu filho aprovado em uma das três melhores escolas públicas de Pernambuco, a educação dele praticamente estará garantida do 6° ano do ensino fundamental até o término da universidade, porque vai ser difícil ele não ser aprovado também em uma universidade pública!
Das três escolas, a que possui melhor infraestrutura é o Colégio Militar do Recife – CMR, não deixa nada a desejar se comparada às melhores escolas particulares. A instituição educacional possui quadras, piscina, auditório, refeitório, biblioteca, apoio pedagógico, além de incentivar bastante a prática de esportes e a participação em olímpiadas de conhecimento. Em relação a custos, é a escola que se tem um maior gasto inicial por ser necessário adquirir os fardamentos inerentes ao colégio, também possui um valor mensal a ser pago em torno de R$ 350,00, porém esse valor é bem compensado, levando-se em conta que a criança fica dois dias integral e tem direito até ao almoço. O C.M.R. adota uma sistemática educacional que concilia o ensino de qualidade e de excelência à disciplina rigorosa e aos valores marcantes propagados pelo Exército Brasileiro.
Já o Colégio de Aplicação do Recife – C.A.P., funciona dentro da Universidade Federal de Pernambuco. Desde o primeiro ano de estudo, os estudantes ficam dois dias no horário integral, participando de aulas de artes, de música, inclusive aprendendo a tocar instrumentos musicais. A escola também oferece aulas de francês, inglês e espanhol, possui laboratórios e estimula os alunos a participarem de olimpíadas de conhecimento. No terceiro ano do ensino médio existe a possibilidade de fazer intercâmbio em outros países. Dessa forma, o C.A.P. se propõe a promover a formação integral dos alunos do ensino fundamental e médio, incentivando a formação de um cidadão crítico.
A Escola de Aplicação do Recife – E.A.R. (antiga Escola do Recife), diferentemente do C.M.R e do C.A.P. que são instituições Federais, é uma escola estadual e funciona dentro da U.P.E. (Universidade de Pernambuco) no período da tarde. Por existir apenas uma turma por série, a escola tem poucos alunos, o que torna mais intimista a relação entre os alunos e a instituição. Os professores acabam por conhecer melhor os estudantes e têm a possibilidade de avaliar as habilidades e limitações particulares de cada um. Os alunos da E.A.R. gozam de todos os direitos dos alunos de escolas estaduais como, por exemplo, o recebimento do cartão de passagem para se deslocarem caso não tenham condições de arcar com a próprio deslocamento; é a única escola estadual que tem a disciplina de espanhol, além de incentivar a participação em olimpíadas do conhecimento. No entanto, a maior vantagem de ter um filho estudando na E.A.R., atualmente, é que ele será cotista de escola pública tanto para o Universidade de Pernambuco – U.P.E., quanto para Universidade Federal de Pernambuco – U.F.P.E., o que aumentará as chances de aprovação em uma universidade pública. Dos 36 alunos formandos do ano de 2019, 12 foram aprovados em medicina.
Em todas as escolas, no início do ano letivo os alunos recebem os livros e geralmente se solicita comprar uns dois ou três que não são fornecidos!
Com todas essas vantagens enumeradas, tenho certeza que você deseja a aprovação do seu filho em uma dessas escolas, então, traga-o para estudar no BEM com professores especialistas e aumente as chances de aprovação, pois nossa banca de estudos está limitada a 16 alunos e isso facilita o aprendizado por permitir maior interação professor-aluno.